quarta-feira, 15 de maio de 2013

Distopias


 De um tempo pra cá o número de livros de distopia cresceu bastante e tem alguns títulos que são realmente famosos e muito bons, livros como:

 A Série dos Jogos Vorazes que tem realmente uma história muito boa e envolvente, uma das minhas séries favoritas. A distopia em jogos vorazes é um futuro onde todos os continentes e países foram submersos e só sobrou uma parte
da América do Norte que agora se chama Panem onde existiam 13 distritos e uma Capital, porém o distrito 13 foi destruído, em uma tentativa de rebelião, pela Capital. E todo ano para lembrar a todos os distritos o que acontece se algum distrito tentar se rebelar contra a Capital, a própria Capital sorteia um menino e uma menina de cada distrito e os joga na Arena para lutar até que só reste um, e como se não bastasse eles ainda transmitem isso como um Reality Show para todos os distritos.


 

A Série Divergente que no ínicio eu achei bem parecida com os Jogos Vorazes mas depois meio que "provou seu valor" se mostrando uma série totalmente nova e original! A história se passa em uma "cidade" digamos que fechado para o resto do mundo e que é dividido em 5 facções: Audácia, Amizade, Abnegação, Erudição e Franqueza, e quando as pessoas completam 16 anos elas podem escolher se irão continuar na facção que nasceram ou se vão trocar de facção. Para ajudar na escolha o governo promove um teste de aptidão para os jovens decidirem em qual facção vão entrar. A história se passa em volta da vida de Beatrice que recebe um resultado muito diferente do que ela esperava, Divergente, ou seja, mais de uma facção, porém esse não é um bom resultado e pode significar sua morte.



Starters é uma história que conta com dois volumes, o "Starters" e o "Enders". A história se passa em um futuro onde aconteceu uma guerra com armas biológicas que acabou matando todos os que não eram vacinados, ou seja os adultos (no livro explica que resolveram começar vacinando as crianças e os idosos então não deu tempo de vacinar os adultos). Então num mundo onde só existem crianças e velhos com muita tecnologia, foi criado um sistema ilegal de alugar corpos, os idosos ricos com corpos fracos alugam os corpos de jovens cheios de vida. A história gira em torno de Callie uma menina que teve seus pais mortos na guerra e precisa sustentar o irmão mais novo então ela resolve alugar o corpo dela porém o neurochip que é usado no sistema falha e Callie descobre que a a Inquilina dela planeja um tipo de vingança que Callie se intromete .




Existem outros YA de distopia que eu ainda não li como; Delírio Destino que parecem ser bem legais também.




Então gente o que vocês acham dessa quantidade enorme de livros distópicos hoje em dia?



Nenhum comentário:

Postar um comentário