quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Divergente - Veronica Roth

Olá manolos, aqui é a Elis e hoje eu vim falar de um livro que eu gostei muito mas me decepcionei com a continuação.


    O livro Divergente de Veronica Roth é o romance de estreia da autora, que começou muito bem na minha opinião, ela apostou na distopia e conseguiu criar um mundo tão caótico quanto o universo do tão famoso Jogos Vorazes, até porque quando se fala em distopia nos livros YA não tem como deixar comparar ao universo criado por Suzanne Collins.

      No mundo de Divergente a sociedade se divide em cinco facções, a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. Em um futuro que se passa na cidade de Chicago, as pessoas escolhem suas facções de acordo com sua personalidade quando completam 16 anos em uma cerimonia de iniciação. Mas antes da cerimonia, os jovens são submetidos a um teste de aptidão para ajudar na hora da escolha de sua facção, que você irá pertencer até o resto da sua vida.

     Nossa protagonista, Beatrice Prior, nasceu na facção da Abnegação e completou 16 anos, o que significa que irá ter que escolher entre ficar com sua família em uma facção que ela não se encaixa ou ser que ela realmente quer ser. Mas tem um problema, durante seu teste de aptidão seu exame revela um resultado não muito comum: ela se encaixa em mais de uma facção, ela é uma Divergente e os Divergentes que são descobertos, são exilados e virão sem-facção que acabam virando mendigos ou loucos. 

    O livro é narrado em primeira pessoa, por Beatrice e senti falta de detalhes. A narrativa carece de detalhes visuais e foca muito mais no sentimental. Porque como é um YA, claro que vai ter um romance água com açúcar no meio no mundo se acabando no caos. 

   O ritmo da história é muito bom, não tem "capítulos de graça". Todo capítulo é essencial para o desfecho da trama. Pra mim esse foi um ponto muito bom do livro. Eu indico pra quem estiver disposto a entrar em uma série de distopia com um romance fofinho no meio.

Divergente -   ()
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2011 
Páginas: 502


Por que me decepcionei com Insurgente?  Não sei, acho que gostei tanto do primeiro que esperei muito do segundo. Parei lá pra página 100 e não consigo pegar de novo. Queria saber se algum de vocês aí já leu e o que achou dessa sequência?



2 comentários:

  1. Estou com o livro em mãos e doido para começar a lê-lo. A cada novidade ou resenha que leio a curiosidade só aumenta.
    Hoje vi um teaser bem curtinho do filme em outro blog e está fantástico.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nossa, é uma pena quando nos empolgamos com o primeiro livro de uma saga e não gostamos tanto da continuação, mas infelizmente as vezes acontece, não é mesmo? Eu estou muito curiosa para ler os livros, mas como ainda não li, não posso opinar muito!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir